Breves Apontamentos
Este projeto começou a ser idealizado pelo Maestro Prof. Sérgio Brito nos finais do ano de 2009. Visa sobretudo, chamar jovens coralistas para o Orfeão de Barrô, bem como reforçar os laços de amizade entre os jovens do Orfeão de Barrô, com outros jovens amigos que a eles se quisessem juntar. É regra maior deste propósito que todos os jovens que integram o Ensemble Vocal do Orfeão de Barrô, façam parte dos quadros do Orfeão sénior.
A ideia foi muito bem acolhida por todos, e aquando do lançamento do 1º CD do Orfeão de Barrô «Momentum Perpetuum», o Ensemble Vocal apresentou-se pela primeira vez em palco, revelando-se uma agradável surpresa para toda a plateia, que aplaudiu efusivamente estes jovens coralistas.
Integram este grupo cerca de duas dezenas de jovens, que têm já um reportório bem agradável e aliciante para quem executa e para quem escuta.
Apesar de de ser uma novidade, já realizou concertos em Figueira da Foz, Águeda, Fermentelos, Oiã e Barrô.
Esta é, segundo os seus mentores a melhor forma de aliar a alegria a juventude e as vozes frescas do nosso Orfeão, com o saber, a experiência e a maturidade dos coralistas menos jovens dos quadros do Orfeão de Barrô, que é composto por cerca de 50 elementos.
O Ensemble Vocal de Barrô é dirigido pelo Maestro Prof. Sérgio Brito.